Dicas para caprichar no jardim de sua casa e deixá-lo cheio de vida 🙂
Quem tem o privilégio de morar em uma casa com espaço para jardim, ou mesmo quem vive em prédio no momento, mas busca por uma casa em condomínio para alugar e fazer essa experiência pode sonhar e fazer planos para ter um incrível jardim e deixá-lo cheio de vida com as dicas que vamos apresentar por aqui. Afinal, ter um belo jardim em casa não é apenas um privilégio das pessoas que possuem espaço grande ou um quintal amplo: com alguns toques especiais é possível incorporar muita cor e muito verde para dentro da sua casa.
E até quem não possui um espaço adequado na área externa da sua casa pode dar um jeito de montar um local para ser seu jardim interno, os famosos jardins de inverno. Eles são charmosos e, independente do tamanho, irá valorizar a decoração de sua residência, dando a ela um toque de suavidade e enchendo os ambientes da casa de vida, cores, frescor e alegria. Atualmente nossos clientes buscam por projetos que integrem a natureza aos ambientes internos e nos buscamos sempre as melhores opções com projetos personalizados e criativos.
Seja em ambiente interno quanto ambientes externos, fazer um projeto de decoração e paisagismo pode deixar cantinhos não muito frequentados da sua casa com um toque de intimismo que lhe dará a sensação necessária para se sentir num lugar especial, onde poderá fazer uma boa leitura, descansar, se revigorar com o ar puro e entrar em contato com a natureza de uma maneira integradora – tudo isto sem sair de casa!
E se você faz questão de ter um jardim no capricho e bem florido, acompanhe as dicas que iremos apresentar neste post, para inovar em cada cantinho de seu jardim externo ou de inverno e, com isso, valorizar ainda mais seu imóvel para morar, alugar ou vender. Afinal, um lindo jardim pode ser um diferencial interessante para quem está em busca de imóveis para alugar.
Planeje seu jardim com carinho
Em primeiro lugar, para que você possa ajeitar seu jardim com a sua cara e preferências, planeje de que maneira vai dispor itens e acessórios no espaço que possui. Consulte nossas opções de PACOTES DE PROJETOS E CONSULTORIAS DE DECORAÇÃO à partir de R$ 369,00, nós criamos o projeto pensando nos detalhes de acordo com o espaço disponível. O ideal é que você pontue cada item numa lista, na ponta do lápis mesmo, prevendo, inclusive que custos terá para implementar seu projeto. Cabe lembrar que, se você não tem familiaridade com terra, flores e decoração externa em geral, vale à pena buscar ajuda profissional: existem vários paisagistas podem fazer um ótimo serviço em sua residência!
Após verificar as medidas do seu terreno ou espaço interno, tenha em mente o que deseja para quando seu jardim esteja disposto depois de pronto. Visite lojas que ofereçam produtos de jardinagem, faça um projeto para vislumbrar como ficará seu jardim depois de pronto. Um pensamento é essencial: para que seu jardim seja estupendo, é necessário planejamento e bom gosto. Afinal, na maioria das vezes, menos é mais!
Agora, se você possui pouco espaço no chão, não desiste de seu desejo! É muito possível integrar o verde ao local onde gostaria de inserir seu jardim com muita criatividade e recursos disponíveis no mercado. E, neste caso, você pode subir pelas paredes com muita liberdade: vislumbre a possibilidade de fazer uma pequena horta ou, quem sabe, um jardim vertical.
Em diversas lojas especializadas você pode encontrar estruturas prontas de jardineiras desenvolvidas especialmente para quem deseja um jardim vertical. E, se preferir algum tipo de modelo muito mais personalizado, é possível ainda que você possa adaptar facilmente floreiras e vasos daqueles mais comuns a pallets ou outras estruturas, pendurando-os de forma segura à parede. E olha que fantástico: seja para seu jardim externo quanto o interno, essas estruturas podem ser utilizadas contendo desde mudas de plantas até outras maiores, mas lembre-se: para que seu jardim floresça, é necessário que esteja disposto em um ambiente que receba a luz do sol, mesmo que em algumas horas por dia.
Agora, se você tem um terreno com condições de ser aproveitado no exterior da sua residência, procure sonhar alto! É muito recompensador e traz uma excelente energia para o ambiente transformar um espaço inativo em uma área bem jardinada, com uma boa variedade de flores e, porque não, uma piscina integrada?!
Seja ousado e permita-se escolher espécies diferentes de flores, que sejam bonitas e – atenção – se não puder dedicar-se com frequência a este espaço, opte por aquelas que sejam de cultivo mais fácil. Considere também o clima do local, se ele é bem arejado, que incidência de luz recai sobre ele, se o solo é apropriado para as plantas escolhidas. Busque também pesquisar sobre a necessidade específica de cada espécie de flor e plantas, pois há aquelas que necessitam sempre ser regadas – um irrigador temporizado pode facilmente suprir essa demanda e é uma ótima pedida! Enfim, esse é um dos requisitos básicos para quem deseja ter um jardim bem cuidado, agradável, charmoso e bem cuidado – além de valorizar seu imóvel!
Já pensou em ter um HORTA casa e ter o mínimo de trabalho possível? Veja abaixo que bacana essa opção de Horta Vertical com vasos auto- irrigáveis.
Objetos que podem dar mais vida ao seu jardim
Se você ficou sonhando com a possibilidade de morar uma casa com jardim e tem buscado por sobrados para alugar, na hora da visita ao imóvel, tente verificar se o solo do terreno é mesmo apropriado para o cultivo de plantas. Uma ideia bacana é montar seu espaço com vasos de diferentes tamanhos, formatos, texturas e cores. Aquelas famosas jardineiras são bem-vindas também!
Vale lembrar uma dica bastante importante: pense no quanto seu toque pode ser original e, ao mesmo tempo, sustentável! Uma ótima dica para isso é que você se dedique a reciclar algumas caixas de leite, por exemplo, pois elas podem ser transformadas em vasos! E para quem deseja usar algum tipo de estofado ou almofadas em cadeiras e poltronas, é necessário utilizar materiais com uma boa qualidade, que sejam resistentes ao sol e à chuva.
Outra ideia muito interessante é que você decore cachepôs com pinturas coloridas, quem sabe colocando apliques ou decoupagem ao redor deles! Vale muito à pena apostar em canteiros menores, que estejam separados pelos cantinhos do ambiente escolhido. Quem sabe seja possível também plantar algum tipo de árvore e plantas rasteiras, o que é uma ótima pedida para completar o seu projeto de paisagismo. Algo bastante elegante é, se você está numa área de passagem, colocar pedrinhas para marcar o caminho, pois além de deixar seu jardim charmoso, ainda podem massagear seus pés descalços naqueles dias de relax.
Seu projeto ficará de muito bom gosto à medida em que você puder escolher acessórios e objetos integrados ao tamanho do espaço, que não deixem o ambiente pesado demais. Garimpe novidades em lojas diversas e, quem sabe, até mesmo em lojas de artigos usados: alguns itens mais elaborados podem ajudar a compor a decoração do seu jardim com um leve toque irreverência, estilo próprio e muita personalidade.
Este é o caso, por exemplo, de móveis de demolição, prateleiras antigas, escadas coloridas ou em madeira bruta, regadores, bancos de jardim, etc. E fique atento: tome muito cuidado com recipientes que possam fazer com que seu jardim possa se transformar em um local que oportunize o mosquito da dengue!
Até breve,
Michele Sedro – Designer de Interiores da Decoropravocê