Qual piso e revestimento usar na Cozinha?
Muito além da aparência: saiba o que pode fazer a diferença na hora de escolher um revestimento para sua cozinha.
Por mais confortável que seja a sua sala de estar ou área de lazer, de uma forma ou de outra a cozinha sempre acaba sendo o espaço que mais reúne as pessoas em uma casa. O cheirinho do tempero e aquele clima descontraído e alegre são alguns dos ingredientes que fazem com que a cozinha seja tão requisitada por amigos e familiares. Para que esse espaço se torne ainda mais convidativo, você deve acertar na escolha do revestimento que irá aplicar nele, e para ajudá-lo a tomar essa decisão nós trouxemos algumas dicas em parceria com o site Habitissimo. Para um bom projeto temos diversos PACOTES DE CONSULTORIAS DE DECORAÇÃO a partir R$ 369,00, atendemos em todo o Brasil 🙂
Opções de materiais
Se você gosta de variedade, então ficará satisfeito com a quantidade de opções de materiais disponíveis para serem utilizados como revestimento na cozinha, tanto no piso quanto nas paredes. Desde as opções mais clássicas, como o azulejo ou o granito, até as mais modernas, como o cimento queimado e o tijolo à vista, é possível encontrar um pouco de tudo quando o assunto é revestimento para a cozinha.
De olho nos cuidados necessários
Quando for escolher uma opção de revestimento para sua cozinha, é importante que você analise não apenas a parte estética dele, mas também os cuidados que serão necessários com a sua manutenção e limpeza. Algumas opções de pedras, cerâmica e até mesmo a madeira podem não ser tão interessantes para a cozinha pois tendem a apresentar manchas com mais facilidade, absorvendo a gordura e sujeira. Se você não abre mão do efeito obtido com esses materiais, uma alternativa que pode ser interessante é substituí-los pelo porcelanato que imita a madeira, pedras, entre outras tantas opções.
Os revestimentos e pisos dê preferências ao retificados (mínimo de rejunte entre as peças), assim facilita a limpeza do ambiente. Para piso, revestimento e Bancadas evite mármores, eles são porosos e mais sensíveis à corrosão com uso de produtos de limpeza. Opte por granitos, quartzos e Corian.
Para sua segurança NÃO use Pisos Polidos/Brilho na cozinha, esses modelos são muitos escorregadios quando molhados ou em contato com gordura. Nos nossos projetos, na maioria das vezes, indicamos Porcelanato Acetinado.
Combinando o piso com a parede
Não basta apenas se preocupar com a escolha do melhor revestimento para a parede e depois pensar nas opções para o piso de forma separada. Para acertar na escolha dos revestimentos de sua cozinha, é necessário avaliar esses dois pontos em conjunto, a fim de alcançar um resultado mais harmônico. Por isso, um bom PROJETO em 3D te ajuda a avaliar opções e escolher seguramente a que mais te agrada. Se você gosta de cores, podemos criar o projeto certo pra você, fazemos um estudo sobre as possibilidades de combinação mais interessantes e equilibradas para a sua cozinha.
Cada projeto é único porque cada casa/família é única, por isso, mesmo seguindo tendências de mercado, levamos sempre em conta o perfil do cliente.
Na semana passada teve a MAIOR FEIRA DE REVESTIMENTOS da América Latina, a EXPO REVESTIR e nela muitos lançamentos para diversos estilos e públicos.
Dentre muitas novidades vimos:
- Revestimentos metalizadas (cobre, rose gold, dourado),
- Cubas coloridas
- Torneiras Cobre, pretas e douradas
- Revestimentos 3D de várias cores, formatos e estilos
- Formas geométricas e as peças hexagonais e triangulares em destaque.
Quando criamos o Projeto para o cliente, além de usarmos nossos conhecimentos técnicos, mergulhamos fundo nos seus desejos e pincelamos tendências.
Relação com os móveis
Além de se preocupar com o equilíbrio entre o revestimento da parede e o do piso, você também deve ficar atento para combiná-los com a escolha dos móveis para a cozinha. Se você deseja dar um destaque maior aos revestimentos, pode optar por móveis em tons mais discretos, como por exemplo o cinza ou o branco. Por outro lado, se a intenção for chamar a atenção para sua mobília, procure investir em uma base mais neutra para o revestimento do piso e das paredes e móveis em tons coloridos. Seja qual for a sua escolha, é importante haver moderação em um dos lados para evitar que a decoração fique sobrecarregada.
O segredo está na leveza e no equilíbrio
Em meio a tantas opções diferentes de materiais para revestimento do piso e paredes de sua cozinha, é difícil encontrar um equilíbrio para não pesar demais o ambiente. Se você gosta de apostar em cores mais fortes, uma boa sugestão é escolher a parede principal da cozinha para dar um destaque especial a ela, e deixar que as demais paredes fiquem com tons mais neutros para garantir um toque de leveza ao ambiente.
Não sabe como começar o seu projeto? Nós podemos de ajudar!! 🙂 Faremos o projeto perfeito pra você!
Até mais,
Michele Sedro, Designer de Interiores da Decoropravocê.