Olá Donzelas e “Donzelos”,
A pergunta acima é uma das que mais ouço no meu dia-a-dia, por isso, quis trazer o assunto para o Blog.
A Cozinha é o coração da casa brasileira, antes mais intimista, hoje é o lugar que recebemos os familiares e amigos. Local onde ocorre o “aquecimento” antes do jantar, onde, entre conversas e receitas, tudo fica divertido e muito mais saboroso.
“Antigamente as Cozinhas eram isoladas das casas ou distantes, não era um lugar muito limpo ou cheiroso e não havia refrigerador ou até mesmo fogão . Com o passar dos anos a cozinha foi se aproximando da casa e até mesmo se interligando , mas, mesmo assim, ela tinha paredes para que as pessoas que trabalhavam na cozinha não fossem vistas pelos seus patrões e assim por diante.
Até que em 1901 chegou o primeiro fogão a gás no Brasil, logo após a geladeira e, enfim, os tão queridos eletrodomésticos , influência dos Norte Americanos que geralmente não tem funcionários para ajudar na organização da casa e optaram por desenvolver equipamentos que os ajudassem na rotina. Aliado a essa situação, havia a necessidade das mulheres terem que cuidar de seus filhos e cozinhar ao mesmo tempo e, para facilitar essa tarefa, retiraram a parede que ficava entra a sala e a cozinha para observar os filhos enquanto cozinhavam. Assim, nasceu, a COZINHA AMERICANA.” .
Já a COZINHA GOURMET, nasceu da vontade de cozinhar dentro de uma cozinha mais profissional e ao mesmo tempo estar entre familiares e amigos. Assim, os convidados vão beliscando, bebendo um drink enquanto apreciam as habilidades do anfitrião, por isso, atualmente, o conceito mais pedido pelos nossos clientes é a Cozinha Gourmet.
Quais as diferenças entre a Cozinha Americana e a Gourmet?
Há quem diga que é a mesma coisa. Ou, ainda, que Cozinha Gourmet nada mais é do que uma Cozinha localizada na área social externa da residência.
Já outros, dizem que a Cozinha Gourmet, mesmo parecendo, NÃO é igual à Cozinha Americana, e EU concordo, visto que, a Cozinha Americana é apenas uma cozinha que tem uma abertura para a sala, enquanto a Cozinha Gourmet pode ter essa abertura ou não e pode ser dentro ou fora da casa. A Cozinha Gourmet tem como sua maior característica o fato de poder cozinhar junto com seus convidados, mantendo uma atmosfera agradável, de relacionamento e aproveitando a conversa e diversão no mesmo ambiente. Sua disposição tem ilha ou península, cuba da pia grande, bancada seca e molhada, fogão ao menos de 5 bocas, coifa, forno à gás e elétrico, lava-louças, micro-ondas, adega e eletrodomésticos que facilitem a vida do cozinheiro. Vale ressaltar que o fogão não precisa ser, necessariamente, do tipo cooktop e nem o forno ficar em torre. Há no mercado muitos fogões de alta qualidade e perfeitamente indicados para a linha gourmet.
Há ainda uma variação de Cozinha Gourmet para Espaço Gourmet, sendo este último voltado para a área externa, onde além dos equipamentos presentes na Cozinha Gourmet, são agregados a churrasqueira, o forno de pizza e o fogão à lenha.
Um projeto bem feito proporciona um espaço perfeito para cozinhar e receber amigos e, para isso, nós, profissionais, precisamos saber se a cozinha será usada para pequenas ou grandes refeições, quem será o cozinheiro e suas características, qual a rotina dos moradores da casa e com qual frequência e a média de pessoas que irão frequentar a cozinha ao mesmo tempo, entre outros detalhes. De posse dessas informações poderemos pré-dimensionar os móveis de acordo com a área existente, com a demanda por áreas de armazenamento, preparo, cozimento e limpeza.
Quais são as vantagens e desvantagens quando a Cozinha é “aberta”, seja ela Gourmet ou apenas Americana?
Vantagens:
– Dá a impressão de casa maior;
– Promove a integração, uma vez que a pessoa que estiver preparando a refeição consegue conversar com os amigos ou assistir à TV.
Desvantagens:
– Os odores produzidos na cozinha se espalham pela casa;
– Se a cozinha for estilo “corredor” diminuirá consideravelmente o espaço para armários. Em muitos casos ficará apenas com o gabinete sob a pia;
– Irá perder a privacidade do ambiente, visto que a cozinha vai estar integrada a outro espaço. Assim, todos que estiverem na sala, por exemplo, conseguirão ver e ouvir o que está acontecendo na cozinha;
-A cozinha gourmet necessita de uma organização constante: nada de louça suja espalhada por todo o ambiente! Não se esqueça de que não há nenhuma porta que possa ser fechada para esconder toda a bagunça, Rs.
Planeje antes de quebrar:
– Chame um profissional para avaliar o local correto da abertura. Apartamentos feitos com a técnica de alvenaria estrutural não permitem aberturas nas paredes. Nesse caso, não será possível integrar os ambientes nem fazer a cozinha americana;
– Muitas casas antigas foram construídas em etapas. Por isso é difícil conhecer o local exato de vigas e pilares, responsáveis pela sustentação das paredes e laje, o que também inviabiliza a construção desse tipo de cozinha;
– No caso de apartamentos construídos nos últimos 15 anos, vale observar o manual do proprietário recebido na hora da entrega das chaves. A possibilidade de abertura da parede da cozinha estará descrita nesse documento. Confira tudo direitinho para não ter dor de cabeça depois da obra;
Atenção aos detalhes:
-Aconselho que, se possível, o piso da cozinha deve ser o mesmo do espaço a ser integrado, isso para criar um ambiente harmonioso, amplo e belo;
-Se for reforma, verifique se há a possibilidade de fazer o fazer o furo, na parede ou laje, para a instalação do duto da coifa;
-Existem muitas opções de PISOS que podem atender a cozinha e a sala perfeitamente, como: porcelanatos, granitos e até a própria madeira pode ser utilizada em ambos ambientes desde que com certos cuidados;
-Quanto aos revestimentos de parede existem inúmeras opções incluindo cerâmicas, pastilhas, adesivos de parede, pintura de quadro negro, entre outras. Não é preciso que todo o revestimento da cozinha seja impermeável, apenas atrás do fogão e da pia.
Vale lembrar, que cada projeto é único e cada cliente tem o seu perfil. Posso criar uma Cozinha Gourmet completa ou não, um Espaço Gourmet completo ou não, as nomenclaturas e características padrões servem como “Norte” no início do projeto, mas nunca como fórmula definitiva. O melhor projeto é aquele que respeita o perfil, rotina, desejos e o bolso do cliente.
Abraços e até breve,
Michele Sedro.
Fonte: Vários sites de arquitetura na internet e o conhecimento do dia-a-dia da Equipe Decoropravocê.